Voltar para a Primeira Página Adicione aos Favoritos Formulário de Contatos Entre para nossa comunidade no Facebook Email Otaku

Bem vindo! My Otaku Style!

Desenhos

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Open Manga: Plataforma para ler mangá Legalmente


Continuamos acompanhando um dos assuntos mais discutidos atualmente: a luta das empresas de anime e mangá contra o avanço da pirataria, que vem causando sérios problemas, tanto intelectuais quanto legais. E para conter esse crescimento, editoras japonesas e americanas criaram a "Japanese Digital Comic Association", que está empenhada em acabar com os scans ilegais de mangás e revistas japonesas.

E a entidade já começou a obter resultados. O primeiro caso, envolvendo mangás e que acabou mal, foi a prisão de um adolescente japonês: ele enviava ao YouTube vídeos com capítulos ainda não publicados. Outro que também se rendeu, dia 11 de junho, foi o site Manga Helpers, anunciando o encerramento das relações com "grupos de scanlation" e, assim como o Raw Paradise, possivelmente será fechado para dar lugar a um projeto bem interessante que visa combater a pirataria.

O Manga Helpers batizou a iniciativa como "Open Manga", uma plataforma que irá tornar possível a comunicação entre autores, editores, artistas, tradutores, leitores e grupos de scanlation para manter sob controle os mangás. E quem sai no lucro são os autores, que poderão fazer a cobrança dos seus direitos. Ainda não se sabe se o Open Manga será cobrado ou gratuito, mas o projeto fará com que o site Manga Helpers não tenha mais nenhuma restrição ou obstáculos como antes e, ao mesmo tempo, vai manter uma ideologia e criar novas oportunidades. Mais detalhes sobre o assunto em breve.

http://openmanga.org/

0 comentários:

Postar um comentário